Qual melhor corretora para investir? Testado na prática e na tela! Clear, XP, Rico, Itaú corretora ?
Muito se fala hoje em dia sobre investimentos, nunca foi um assunto tão difundido e pesquisado no Brasil. Com isso estamos em um momento de muito movimento de iniciantes na bolsa de valores, por exemplo. Para ter acesso aos melhores investimentos é necessário ter acesso ao mercado financeiro, e para adentrar no mercado financeiro o melhor meio é através de uma corretora de valores.
Para dar início em sua jornada de investimento da maneira certa, é de suma importância iniciar com a corretora mais adequada a seu perfil. Custos, Taxas, produtos, benefícios são alguns dos diferenciais entre as corretoras, o mais adequado para mim, pode não exatamente o que você espera ter em sua corretora.
Por isso, vamos aos tópicos que precisam ser analisados antes de escolher...
A melhor corretora de valores:
1-Qual seu perfil de investidor
Sim, para escolher a corretora de investimento mais adequada para você, é necessário entender seu perfil de investidor.
Investidor de poucos aportes:
Se no seu caso o investimento vai ser feito uma única vez, por receber uma herança, por exemplo, e quer aparto-la em um produto financeiro que possa multiplicar o valor com os anos. Nesse caso poderia sim, optar por uma corretora mais premium talvez, que lhe fornecesse mais produtos, atendimento diferenciando e benefícios. Pois, seria feito um único aporte e seu custo seria uma porcentagem muito pequena daquilo que você investiu, os custos fariam pouca ou nenhuma diferença. Exemplos de corretoras mais premium temos, corretora XP (melhor custo benefício da lista premium), Santander corretora, Itaú corretora, Banco do Brasil, além de serviços privates são regularmente classificadas entre as melhores corretoras de investimentos.

Investidor com aportes mensais e consistentes:
Agora se você assim como eu, investe ou pretende investir mensalmente, sempre que receber seus rendimentos mensais, aplicar e aumentar seu patrimônio investido, considere corretora baixo ou zero taxa para abrir conta. Atualmente a enorme maioria das corretoras já zeraram taxa de corretagem (traduzindo: taxa de corretagem é um custo que as corretoras cobram a cada ordem de compra ou venda de ações, por exemplo), taxa de custódia e outras. E com isso o pequeno investidor ganhou muito espaço, pois agora mesmo com baixo orçamento é capaz de investir mensalmente sem ver seu lucro diluído em uma infinidade de taxas e custos. Existem ótimas corretoras taxa zero no mercado como: Clear, Rico corretora, Modal mais, Órama, Toro, Easynvest (adquirida pelo Nubank), Nova Futura Agora corretora e outras.

2-Qual sua renda mensal
Os seus ganhos mensais interferem diretamente em seu poder de aporte, e o aporte por sua vez, é um dos principais fatores de enriquecimento no mercado financeiro. A sua capacidade de aplicar dinheiro está muito ligada ao retorno em seu planejamento.
Alta renda:
Se você pode investir altas quantias ao mês, acima de R$50 mil, por exemplo, os custos com corretagem e custodia não farão muita diferença em seus resultados. Como os custos são fixos geralmente, R$4,99 por ordem, por exemplo, independentemente do valor investido, as grandes quantias de dinheiro sendo investida diluiria o custo e não pesaria tanto em seu rendimento, permitindo assim por um serviço mais private.
Baixa renda:
Mas sabemos que essa não é a realidade da maioria dos brasileiros. Por isso o ideal é optar por corretoras taxa zero, sem custos. O que você sai perdendo por isso? Praticamente nada!
Atualmente a corretora Rico, Easyvest, Clear, Toro, e o próprio banco Inter que tem um aba somente para investimentos na plataforma; essas além de ser zero taxa, prestam excelente serviço aos seus clientes, inclusive grande parte dessas já foram corretoras com certo custo para operar no mercado, porém por estratégia zeraram as taxas.

3-Diversidade de produtos
No mercado de capitais existem diversos tipos de ativos, podem ser chamados de produtos de investimento. Entre eles existem os de renda fixa como Tesouro Direto, LCA/LCI, CDB, debêntures e outros; renda variável como ações, commodities, fundos imobiliários, criptomoedas como, por exemplo o Bitcoin e a Ethereum; e a classe de fundos que podem ser focados em renda fixa, outros em renda variável, outros em um mix com os dois tipos de ativos.
Além desses exemplos existem diversos outros tipos de investimentos para todos os gostos e bolsos, e até isso é preciso levar em consideração na hora de escolher sua corretora, pois algumas corretoras são mais focadas em um tipo de ativo e outras e outros, vamos aos detalhes:
3.1 Melhores corretoras par cada classe de investimento:
Fundos:
3 corretoras muito bem conceituadas no Brasil por terem ampla diversidade e boa qualidade de fundos disponíveis são a Rico, XP e a corretora Órama.
Rico e XP muito conhecidas por suas opções de renda fixa e variável, e a Óramapor sua vez possui o fundo Trend Ouro Fim, atualmente o maior e mais líquido fundo de ouro do Brasil, com retornos superiores aos concorrentes do setor.
Renda Fixa:

Quando o assunto é renda fixa uma queridinha do mercado é a Easynvest corretora do Nubank. Muito conhecida por ter um gama de opções gigantesca em renda fixa, com ótimos CDBs e LCs com boa rentabilidade. Se seu plano de investimento possui parte da carteira em renda fixa, considere estudar a Easynvest, pode sim, ser uma excelente opção.
Renda variável:
Em renda variável encontrávamos a maior parte dos custos para se investir no Brasil, mas após a corretora Clear dar o pontapé inicial e zerar as taxas para operar na Bolsa isso mudou muito. Grande parte das corretoras também aderiram à taxa zero e acabaram com a maior parte dos custos que envolviam esse mercado. Por isso além de ter uma boa plataforma para investir, possui custo zero, e não podemos deixar de citar que existe quase uma dívida de gratidão por iniciar esse movimento taxa zero no país.

Investimentos no exterior:
Em 2020 o Brasil viu um movimento muito forte de investimento nacional sendo direcionado ao exterior, em grande parte por investidores pessoa física, isso por muito motivos, dentre eles a forte desvalorização do real e crise devido a pandemia do Corona Vírus. Uma corretora que vem se destacando muito nesse quesito é a corretora Avenue, que está desburocratizando os investimentos nos EUA. Com plataforma simples, em português e com enormes facilidades na hora de declarar imposto de renda sobre ações estrangeiras.
Dica Bônus:
Abra conta em mais de uma delas, pelo menos em uma de cada classe, o custo para abrir conta é zero e assim você pode experimentar na prática os benefícios de cada uma. E entender qual se encaixa mais a seu gosto e perfil de investidor.

Em 2021 decidi compartilhar minha experiência e conhecimento do mercado com todo país, pois acredito num Brasil desenvolvido economicamente, educado financeiramente e forte frente a qualquer economia mundial.
Me ajude em minha trajetória de levar conhecimento de finanças a todo país um conteúdo por vez!
Acesse minhas redes e some na jornada Enriquecendo:
YouTube- Instagram- Twitter